Blog Clinipampa

Conheça os exames fundamentais para a saúde feminina

Notícias - 8 de Outubro de 2019

Por Dra. Mariana Oxandabaratz Alfaro
Ginecologista e Obstetra
Clinipampa


Estamos no mês de campanha voltada para a saúde feminina, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero. Todavia, faz se necessário ressaltar os exames mais comuns que contribuem para facilitar a investigação diagnóstica das doenças da mulher.

Confira a lista do exames fundamentais para a saúde feminina:

PAPANICOLAU: COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA

Necessário para realizar o rastreamento de câncer de colo de útero. Indicado em mulheres após 3 anos da sua primeira relação sexual. Deve ser realizado periodicamente anual e individualizado para cada perfil de paciente.

O que se procura é identificar a doença em estágio inicial ou quando as lesões estão em estágios iniciais ( pré cancerosas); pode-se também detectar outras doenças como
candidíase, gonorreia, entre outros.

ULTRASSONAGRAFIA

A ultrassonografia possui múltiplas indicações; A ecografia mamária auxilia na identificação e classificação de nódulos mamários. A ecografia obstétrica tanto transvaginal quanto pélvica utiliza-se para avaliar a vitalidade do feto.; a morfológicas ajudam a realizar diagnósticos de possíveis malformações fetais.

MAMOGRAFIA

Por meio de raios-x identifica-se lesões suspeitas de investigação para diagnóstico do câncer de mama. Deve ser indicado, principalmente, para mulheres acima dos 40 anos. Casos em que há histórico de câncer de mama em parentes de primeiro grau, principalmente mãe e irmã ou a doença seja seja diagnosticada antes dos 50 anos, deve ser realizado um acompanhamento periódico, 10 anos antes da idade em que a parente tenha sido diagnosticado com esta doença.

Em caso de familiares do sexo masculino deve-se iniciar rastreamento precoce nos demais
familiares.

EXAMES LABORATORIAIS

Dentre os outros exames de análises clínicas que comumente são indicados para diagnóstico da saúde feminina, destaca-se os de dosagem hormonal, o que inclui a análise da tireoide; hemograma, para detecção de anemia em mulheres com menstruação intensa; exame de urina para infecção urinária; além da identificação de alterações características de doenças metabólicas, bem como diabetes, glicemia, dentre outros.

Manter uma rotina de exames irá facilitar para que o seu médico entenda melhor as suas necessidades e verifique quais exames são os mais indicados de forma individual.

Procure seu médico periódicamente.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes