Blog Clinipampa

A importância da alimentação na saúde da mulher

Notícias - 16 de Outubro de 2019

Por Angela Nicoloso Knorr
Nutricionista
Clinipampa

Sabemos que as mulheres possuem necessidades específicas referente aos seus sistemas exclusivos, bem como o reprodutor. Neste cenário, a alimentação surge como uma vertente extremamente importância para a saúde feminina.

Tendo em vista que os hábitos alimentares colaboram para o bem-estar e a disposição necessária para a rotina diária. A inserção de uma dieta equilibrada auxilia na saúde do corpo e da mente das mulheres em todos as etapas da vida.

Destacamos alguns dos estágios mais importantes:

Durante a fase menstrual, uma vez que a mulher perde sangue mensalmente e há a constante preocupação para o consumo adequado de ferro. Mineral que é facilmente encontrado nos alimentos de origem animal.

Na fase pós-menopausa, devido à diminuição da produção de hormônios, existe um risco aumentado de desenvolver osteoporose, determinada pela maior fragilidade dos ossos. Logo, o ideal é que as mulheres consumam alimentos ricos em nutrientes que são importantes para a construção e manutenção dos ossos. Tendo neles: cálcio, vitamina D, manganês, magnésio e fósforo. Além do risco de osteopenia/osteoporose - temos risco sobrado de DCV (doenças cardiovasculares) pela queda dos hormônios sexuais femininos, alterando taxas de colesterol e triglicerídeos sanguíneo.

Para o fortalecimento saudável das unhas e cabelos, a ingestão adequada de proteína e de vitaminas do complexo B é fundamental para a formação e manutenção da saúde das unhas e cabelos. Tais nutrientes são encontrados principalmente em carnes, ovos e lácteos.

Em fase de retenção de líquidos, em que muitas mulheres têm dificuldade de eliminar os líquidos do corpo, comumente acumulando-os nas mãos, pernas e pés. O que pode ser evitado por meio de boa hidratação e alimentação sem muito sal, com a presença de alimentos que são fontes de nutrientes e que auxiliam no equilíbrio do corpo. Bem como o potássio, ou seja, peixes, feijões e frutas.

Para o bom funcionamento do intestino recomenda-se os alimentos ricos em fibras, tal como frutas, verduras, legumes e alimentos à base de cereais integrais. Sem esquecer de hidratar-se regularmente.

É de extrema importância que as mulheres adquiram hábitos alimentares que forneçam os nutrientes e compostos necessários para assegurar melhor disposição e bem-estar para o dia a dia. Vale ressaltar também a importância de praticar exercícios físicos regularmente.

Para saber mais sobre a alimentação adequada para as necessidades e a sua fase de vida atual, procure uma nutricionista.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes